Cidadão de Ararendá-CE, Sr. Piúba completou 100 anos de vida: Uma história real para celebrar o centenário ao lado dos familiares e amigos.

No domingo (25) de maio, aconteceu o aniversário de 100 anos de vida do Sr. Francisco Sabino de Sousa (Seu Piúba): Uma história real para celebrar, um centenário de vida.
Houve uma missa celebrada pelo Padre da Damácio e contou com a presença de familiares e convidados.

Em, 25 de maio de 1925 na localidade de Riacho São José, município de Independência, interior do Ceará, nasceu um menino o qual foi dado o nome de Francisco Sabino de Sousa. Após, 3 (três) dias de nascimento, por ironia do destino sua mãe Francisca Maria da Conceição Nascimento faleceu, ficando o menino órfão pós nascimento.

Francisco Sabino de Sousa, é de uma prole de 10 irmãos, sendo eles: Rita, Maria, Maria José (Bibia), Isabel, Anastácia, Cícero, Manoel, Maria (Mariquinha), Vicente, Damião e Raquel. Com o falecimento de sua mãe, o menino, Francisco Sabino de Sousa foi criado por suas irmãs Anastácia e Mariquinha. Aos 7 anos de idade foi levado pela sua irmã (Mariquinha) para a cidade de Crateús, na qual viveu o restante de sua sofrida infância devido a partida precoce de sua mãe.
Seu pai casou-se pela segunda vez em, 1928, unindo novamente os filhos, onde foram morar em Carnaúba do Bode, município de Nova Russas, hoje município de Ipaporanga, onde morava na Fazenda que pertencia ao saudoso Sr. Chico de Paula (in memoriam), vindo a criar um vínculo com a família do mesmo. Nessa Fazenda havia outros FRANCISCO’S, incluindo o filho do Sr. Chico De Paula – saudoso, Chico Novo (in memoriam).

Devido os nomes idênticos e a convivência
constante, teria que haver uma maneira para diferenciar os FRANCISCO’S, foi então que surgiu a origem do famoso nome “Piúba”, que foi dado-lhe pelo Sr. Chico de Paula. “Piúba” em Português do Brasil, regionalmente no Ceará, significa um pau, uma madeira utilizada para construir jangadas.
O Sr. Francisco Sabino de Sousa, no auge da sua juventude na localidade de Alto Grande, município de Ararendá, conheceu e apaixonou-se por uma moça charmosa, chamada de Delmira, com quem, “Piúba” a namorou por 5 anos. A mãe de Delmira, Dona Nuca, mesmo sem aceitar o namoro, permitiu seu casamento. Em agosto de 1951 casaram-se e foram morar, na localidade de Bonfim dos Carrilhos, município de Ararendá, numa propriedade pertencente ao saudoso Sr. Antônio de Paula (in memoriam) – pessoa íntegra, os quais tiveram uma convivência por muitos anos, com companheirismo e respeito. O Sr. Antônio de Paula partiu primeiro, mas deixou um grande legado para família Piúba.

O casal constitui uma grande família de 12 filhos, sendo 7 homens e 5 mulheres: Manoel (in memoriam), Socorro, Francisca, José (in memoriam), Antônia, Raimundo, Lúcia, Edilson, Epifânio, Edmilson, Edite e Edimar. Seguindo a mesma tradição, todos seus filhos casaram e construíram família.
São mais de 20 (vinte) netos do seu Piúba: Manoel teve dois filhos (César e Leonel), Socorro tem três (Roberto, Robério e Rafael), Francisca tem apenas um (Nelson Marcos), José tem dois (Alexsandro e Sandra), Antônia tem dois (Vânia e Donadone), Raimundo tem dois filhos (Thiago e Thierre), Lúcia tem dois (Airton e Ailton), Edilson tem um (Robson), Epifânio (Rossy – in memoriam e Lilo), Edmilson tem dois (Camila e Matheus), Edite tem três (Juliana – in memoriam, José e Rodrigo) e Edimar tem três (Erivan, Francisco Nathan e Nathália).
Francisco Sabino de Sousa tem 18 bisnetos: Marcos Paulo, Gabriel, Lanna, Lucas, Brian, Júlia, Laís Helena e Beijamin que ainda vão nascer, Jonathan, Samuel, João Victor, João Vitor, João Antônio, Arielle, Vicente, Vitor, Gael e Alice.
O seu Francisco já tem um trineto, de nome Davi, filho de Brian.
Há 20 anos, o seu “Piúba” mudou-se para a cidade de Ararendá juntamente com sua esposa, família e seu filho caçula, Edimar.
Em 26 de agosto de 2001, o casal comemorou bodas de ouro. Na ocasião, todos os filhos estiveram juntos e dormiram na casa de seu Francisco. No dia 19 de janeiro de 2025, seu Piúba perdeu sua companheira de uma longa vida, Dona Delmira, que faleceu poucos dias após completar 92 anos.
Nos dias de hoje, o seu “Piúba” ainda conta histórias antigas, anseia por comida diariamente, troca de nome das pessoas, mas em vagos momentos de lucidez, ele se mostra grato pelos cuidados que recebe por todos que lhe rodeiam.
Chico, papai, vô, seu Piúba, seu Francisco é assim que seus familiares o chamam carinhosamente. Um homem, um grande cidadão conhecido na cidade de Ararendá-CE, que goza de muitas amizades, respeito e admiração. Apesar de ter levado uma vida sofrida na infância, adolescência e depois de adulto para criar seus filhos com muita dificuldade, educação e respeito, seu Piúba sempre mostrava muita coragem, determinação e os ensinou um dos principais legados de um homem, a honestidade.
Sua trajetória é uma verdadeira aula de vida, repleta de coragem, amor e ensinamentos deixado na vida de tantas pessoas que cruzaram seu caminho e aprenderam com seus desafios superados e lições acumuladas. Foram 100 anos de sabedoria, bons exemplos e muitas histórias, com a certeza que na vida, no tempo e na eternidade Deus te descreve sorrindo tudo isso que tentamos expressar.
Os familiares do Sr. Piúba agradescem primeiramente a Deus, por permitir que hoje o patriarca da irmandade complete 100 anos de vida, foi um momento de grande importância para seus descendentes, e também para todos que puderam estar presente, festejando essa história de vida.
PARABÉNS! SR. PIÚBA, PELO CENTENÁRIO DE VIDA COM UMA LINDA HISTÓRIA PARA CELEBRAR.
FELIZ ANIVERSÁRIO!