Nenem do Cazuza e Júnior do Titico ainda serão os protagonistas das eleições de 2024

Os números são frios, nunca mentem. Mas, precisam de leitura criteriosa, pois, as circunstâncias mudam com os fatos políticos.

Titico (pai do atual prefeito) e Nenem do Cazuza, dominaram a cena política de Ipueiras nas duas últimas décadas. Titico foi prefeito por duas vezes, depois manteve-se na oposição, participando das eleições através da indicação de candidatos, sempre em eleições muito apertadas, contra o então prefeito Nenem do Cazuza, até vencer a última eleição com o filho como candidato.

Nenem do Cazuza foi prefeito por três vezes, implantou um modelo realizador na administração pública que foi capaz de fazer também como prefeito, Raimundo Mariano, que era seu secretário de Finanças.
Nas três últimas eleições, Nenem do Cazuza e Titico, protagonizaram a polarização política no município. Os dois mantiveram a mesma média de votos, com votação sempre muita próxima uma da outra, aniquilando todas as possibilidades de surgimento de uma possível terceira via.

Em 2012, George Júnior tirou 126 votos, como candidato da terceira via. Enquanto Raimundo Mariano, apoiado por Nenem do Cazuza saiu vencedor, Já a candidata apoiada por Titico- Roberta do Titico- ficou com uma votação próxima dos 10 mil votos.

O cenário se repetiu, quatro anos depois, agora em uma disputa mais direta. Nenem do Cazuza, venceu as eleições de 2016, contra Júnior do Titico (filho do ex-prefeito), os dois mantiveram a média acima dos 10 mil votos.

O eleitorado cresceu em 2020, agora foi a vez de Júnior do Titico (atual prefeito) vencer às eleições em Ipueiras, mas os dois candidatos ainda mantiveram a média acima dos 10 mil votos. Nesta última eleição, a terceira via somou 129 votos, com dois candidatos que tentavam furar essa polarização. Atualmente, Júnior do Titico tem a prefeitura, Nenem do Cazuza, mantém uma base de vereadores que comanda a presidência da Câmara.

O nome da terceira via que aparece com maior veemência no cenário político de Ipueiras e vem trabalhando no momento é o de Revson Mourão, também filho de um ex-prefeito, Gordo Mourão, conseguiu uma votação expressiva para seus candidatos a deputados estadual e federal, dada a conjuntura política da última eleição, mas, precisa de uma força hercúlea para furar essa polarização, que se arrasta com o tempo em eleições municipais.

O médico doutor Benedito, que também mantém uma liderança no município, perdeu uma oportunidade de ouro de se consolidar como opção política quando renunciou ao cargo de vice-prefeito para seguir na profissão de médico, ali, ele deixou uma mensagem subliminar de que a vida profissional naquele momento era mais importante do que a carreira na vida pública, o eleitor com o tempo, faz suas analogias e tira suas próprias conclusões.

A eleição de 2024 para prefeito de Ipueiras, tem um novo cenário, com um PT fortalecido, no comando em nível federal e estadual, que certamente terá um peso significativo nos municípios cearenses e Ipueiras não é diferente. O PT já tem a vice no município, a sigla terá papel importante e decisivo nas decisões futuras.

Os dados já foram lançados na mesa e a eleição de 2024 pode consolidar um modelo político a ser seguido. O modelo realizador de Nenenm do Cazuza, que deve ser reajustado por ter sofrido desgaste ao longo do tempo, ou o modelo mais populista de Júnior do Titico, que ainda não conseguiu consolidar uma identidade de gestão eficiente até aqui, devido aos fatos políticos que cercam a atual gestão noticiados pela imprensa, ou ainda, com o surgimento de uma terceira via que consiga quebrar a sina de poucos votos, comprovadamente registrada nas últimas três eleições municipais.

Por: Redação Reginaldo Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *