Cidadão ararendaense com 10 filhos, 60 netos, 35 bisnetos e 8 trinetos comemora aniversário de 101 anos de vida

A cidade de Ararendá, interior do estado do Ceará guarda muitas histórias de pessoas ilustres e importantes para nossa terra, uma destas pessoas, é a do cidadão Sr. Conrado Pereira Coelho, que neste sábado (15) de março de 2025 comemorou 101 anos de vida.
Nascido em Sabará, município de Tamboril-Ce, aos 15/03/1924, filho do Sr. Gabriel Pereira e da Sra. Tereza Clara, o senhor Conrado e seus 6 irmãos (Antônio, Nestor, José, Francisca, Maria e Júlia) tem uma importante trajetória de vida para nos servir de exemplo.
Ele relata que aos 8 anos de idade, já ajudava seu pai a trabalhar na roça, quando estes se mudaram para a localidade de Olho D’água Seco, hoje município de Ararendá, que na época pertencia à Nova Russas e nunca teve oportunidade de estudar, pois no seu tempo tudo era mais difícil.
Seu Conrado, como é conhecido disse que veio morar em Ararendá, no ano de 1946, e que naquele tempo de Cana Brava (primeiro nome da sede) tinha poucas casas e existia a pequena Capelinha de São Vicente. Em 1947, ele se casou com a Senhora Maria Bezerra, o qual foi celebrado o casamento, pelo Padre Leitão.

Com a esposa, ele constituiu uma grande família composta por: 10 filhos (Antônio, Raimunda, Albertina, Nonato, José, Rosária, Francisca, Feliciano, Das Chagas e Liduina).
Seu Conrado, relata ainda das tristezas vividas com a perda dos pais, onde seu sai foi sepultado no cemitério de Ararendá e sua mãe no Piauí. Também sente falta da sua esposa que faleceu no dia, 7 de setembro de 2018. Bem como lembra das dificuldades vividas no período das secas de 1932 e 1942.
Em plena e boa lucidez, ele relata a alegria de conviver com seus mais de 60 netos, 35 bisnetos e 8 trinetos. Lembra também dos tempos da juventude, onde dizia ser um rapaz muito alegre que gostava de trabalhar e dançar. Também lembra o acolhimento da família “Ferraz” que, ele chama de meus amigos.

Seu Conrado já viveu muitos acontecimentos históricos, como o começo e fim da 2° guerra mundial, o homem chegando a lua, a derrubada do muro de Berlim, à morte da Princesa Diana e acompanhou 8 papas. No Brasil, a troca da moeda, a Era Vargas, e a construção de Brasília, sob o governo de Juscelino kubitschek, o qual também trabalhou na década de 1960 e retornou em 17 de abril de 1961.
Seu Conrado diz que o segredo para se viver seus mais de 100 anos, é não fazer nada sem Deus e confiar no Altíssimo. Um Católico desde o nascimento, ele transmitiu aos filhos um legado de honestidade, respeito, caráter e fé. Um de seus netos diz que seu avô é um homem forte e abençoado por Deus. Sem dúvidas, um legado de 101 anos contém muitas histórias deste grande cidadão ararendaense.

Parabéns Sr. Conrado, que Deus lhe conceda saúde e lucidez!
Texto e imagem: Paulo Jardel