Pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (URCA) recolhem crânio de animal pré-histórico na cidade de Poranga-CE para estudo:

Os Bombeiros Civis da cidade de Poranga-CE, receberam hoje (13) a visita do prof. Álamo Feitosa Saraiva e de alguns estagiários. Os mesmos vieram da Universidade Regional do Cariri ( URCA), com o objetivo de conhecer e levar para estudos o fóssil do animal encontrado em Poranga.

Segundo o pesquisador e estudioso, trata-se de um animal pré-histórico que viveu no período quaternário (600.000 a 6.000 anos atrás). Esse período se caracteriza por sérias transformações no planeta, extinções de animais e também do início da povoação humana no que é hoje a América do Sul.

Esse animal ainda não tinha sido encontrado no Ceará (Minas Gerais, Sergipe, Piauí, Bahia etc). Na realidade, o fóssil encontrado tem tudo para ser o extinto Cuniculus rugiceps, um animal que originou o que conhecemos hoje como “paca”. O Cuniculus era um animal grande com mais de 17 kg.

Com as mudanças climáticas e ambientais, esses animais foram ficando menores o que originou milhares de anos depois, o animal mamífero roedor chamado de paca.

Ainda conforme os pesquisadores, um trabalho científico será feito e, com certeza, Poranga será citada como o primeiro município cearense onde foi encontrada tal espécime.

Após a entrega e recolhimento do fóssil pelos pesquisadores, o coordenador e Brigadista Jaeger Pinho, disse: “Nós Bombeiros civis/brigadistas estamos muito contentes por termos contribuído para os estudos da fauna pré histórica. Os estudos continuarão em nosso território em busca de mais indícios pré históricos”.