Governo do Estado do Ceará, Camilo Santana, lançou no dia, 28 de Outubro, dia do Servidor, Programa Auxílio Catador
O Governo do Ceará lança, nesta quarta-feira (28/10), às 11h30, no Palácio da Abolição, o programa Auxílio Catador. A Lei nº17.256, de 31 de julho de 2020, foi aprovada na Assembleia Legislativa, a partir de um projeto encaminhado pelo Governo do Ceará, e autoriza o pagamento de seis parcelas até o final de 2020, cada uma corresponde a ¼ de um salário-mínimo.
Os 1.339 catadores habilitados no Programa Auxílio Catador – e que comprovaram o rendimento mínimo mensal para realizar a triagem e a classificação dos resíduos recicláveis descartados – receberão no dia 14 de outubro de 2020, as duas primeiras parcelas do beneficio, referente aos meses de julho e agosto. Eles pertencem a 48 associações de 41 municípios.
A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará, que gerencia o programa, informa que para esse primeiro repasse, os beneficiários deverão se dirigir ao Banco do Brasil, nas agências especificadas (planilha em anexo), portando seus documentos originais de identificação e CPF.
Posteriormente os beneficiários receberão, nesta mesma instituição financeira, seus cartões personalizados para saque do beneficio dos meses subsequentes. Durante a entrega dos cartões, serão seguidos todos os cuidados e protocolos sanitários governamentais para o período de pandemia.
Ao todo serão 6 parcelas, no valor de ¼ do salário-mínimo, ou seja, R$ 261,25, pagas até o dia 31 de dezembro de 2020, conforme a Lei do Auxílio, para o período de calamidade ocasionada pelo COVID – 19.