Delegado de folga chama subtenente de “frouxo, vagabundo” e é detido por desacato no Ceará

Um delegado de folga foi detido no início da madrugada deste sábado (16) por desacato a autoridade em um restaurante no bairro Varjota, em Fortaleza. Igor Vasconcelos Fernandes foi conduzido ao 2º Distrito Policial após xingar um subtenente da Polícia Militar do Ceará (PMCE) que realizava patrulha no local.

Uma equipe da PMCE foi acionada, por volta das 22h30, para o restaurante Carneiro do Ordones, na Varjota, para verificar um caso de um possível policial militar acusado de portar arma de fogo e estar ameaçando os clientes. Ao chegarem ao local, policiais abordaram o homem que, visivelmente embriagado, atendeu à equipe com ironia e diversos xingamentos. Dentre as falas, o delegado de folga ofendeu um dos policiais, chamando-o de “vagabundo”, proferiu outros xingamentos e chegou a chamá-lo para briga.

Foi necessário chamar outras equipes de segurança para conter o homem, que chegou a oferecer resistência, mas foi conduzido à delegacia. A reportagem apurou que os policiais militares chegaram a perguntar a Igor Vasconcelos se ele “iria por bem ou algemado” e que o delgado respondeu que iria algemado se eles conseguissem. Depois de algemado, o delegado da Polícia Civil teria se recusado a ir no banco da viatura e foi conduzido no xadrez.

Igor Vasconcelos Fernandes será enquadrado no artigo 331 do Código Penal, que fala sobre desacato à funcionário público, no caso o soldado da PMCE.

Em nota, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) confirmou a ocorrência. “Na unidade policial, um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado em desfavor do delegado. Após os procedimentos ele foi liberado. Ele responderá a processo disciplinar junto à Assessoria de Apuração de Transgressões Disciplinares da Polícia Civil”, completa. A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) está investigando os fatos no âmbito administrativo.

A Polícia Civil também reforçou que “desaprova qualquer ato de desrespeito às demais instituições que compõem o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social e que eventuais comportamentos desrespeitosos isolados não refletem, por óbvio, as orientações e princípios da instituição”.

Por: Diário do Nordeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *