Câmara Municipal de Fortaleza aprovou nesta quarta (7), reajuste de 10,37% ao piso do magistério
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) aprovou, nesta quarta-feira (7), o projeto de lei que promove um reajuste salarial para os profissionais do magistério lotados na rede municipal. Pelo que prevê a proposta, de autoria do Executivo, a majoração será, no total, de 10,37%.
A recomposição do salário dos professores acontecerá por etapas. A primeira, executada de maneira retroativa tendo janeiro como referência, irá acrescentar 4,62% aos vencimentos. A segunda, que aplicará mais 1%, está prevista para junho.
Outros 5,5% também serão incorporados em junho, como gratificação de regência de classe ou de permanência em serviço àqueles que estão incluídos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Educação. O percentual aplicado irá considerar a tabela de dezembro de 2023.
Ao que diz o texto enviado pelo prefeito José Sarto (PDT), com o reajuste, o piso salarial praticado na capital cearense será de R$ 4.592,61, superando o valor estabelecido nacionalmente pelo Ministério da Educação (MEC), que atualmente é de e R$ 4.580,57.
O projeto de lei também pontua que o percentual da gratificação de regência de classe ou de permanência em serviço passará a ser de 14,5% e o aumento de Auxílio Dedicação será de 10%.
A tramitação da matéria ocorreu em regime de urgência e a apreciação aconteceu durante sessão extraordinária. Agora, aprovada de forma unânime, ela retornará ao gabinete do prefeito para sanção.
Por: Diário do Nordeste.