Cearense de 82 anos se prepara para prova do Enem, com ajuda do neto
José Eden Barbosa Peixoto, um cearense de 82 anos irá fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 pela primeira vez. O tenente-coronel aposentado conta que está tendo o auxílio de seu neto Gabriel. “Ele está me ajudando bastante neste processo de estudos. Me dá dicas de como estudar. Eu fico meio folgado nessa questão de planejamento”, disse Sr José.
Ele é natural de Baturité e mudou-se para a capital aos 8 anos. Frequentou um colégio particular no ensino fundamental e estudou na Escola Preparatória do Exército de Fortaleza no primeiro ano do ensino médio.
Posteriormente, cursou a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) em Campinas, São Paulo. Sua carreira militar o levou à Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), onde optou por Material Bélico.
Seu neto, Gabriel Peixoto, relata que seu avô escolheu Material Bélico na Aman e teve a oportunidade de ingressar no Instituto Militar de Engenharia (IME) com boas notas. Ele chegou à patente de coronel durante sua carreira no exército.
Após um período trabalhando na fabricação de explosivos em São Paulo, Eden Peixoto foi transferido para Fortaleza em 1986 para comandar o Parque Regional de Manutenção, onde se tornou diretor. Após se aposentar, ele continuou envolvido com estudos, particularmente matemática, e costumava ajudar seu neto com questões escolares desafiadoras.
Gabriel, que está no 3º ano do ensino médio, compartilhou com o avô suas questões do Enem do ano anterior, e a experiência inspirou seu avô a fazer o exame. Seu Eden se dedica a estudar por conta própria, principalmente pela internet, dedicando cerca de duas horas por dia aos estudos, às vezes menos.
As provas do Enem acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro, abordando diversas áreas do conhecimento. Seu Eden planeja fazer uma faculdade após o exame, mas não na área de exatas, pois já concluiu sua carga horária nessa área. No entanto, ainda não decidiu sua futura área de estudo.