Município de Nova Russas-CE, intensifica ações de segurança nas escolas
A Secretaria Municipal de Educação do Município de Nova Russas juntamente com a Secretaria de Segurança iniciaram nesta semana ações de intensificação de segurança nas escolas. As ações visam prevenir os episódios de violência nas escolas que tem se disseminado em todo país e objetivam promover tranquilidade aos alunos e à comunidade.
Entre as medidas de reforço na segurança escolar, está a implementação de câmeras de videomonitoramento dentro e fora das escolas. O município que possui ao todo, entre públicas e privadas, 39 escolas, é o primeiro da região a receber o monitoramento. “Seguimos com a implantação de câmeras de videomonitoramento em todas as unidades escolares de maneira a tornar a segurança ainda mais eficaz, tanto dentro como em seu entorno”, anunciou a secretária de educação do município, Michele Veras.
As escolas têm recebido, desde o dia 10 de abril do presente ano, a visita de Policiais Militares nas escolas. Na tarde desta quarta-feira (12), policiais da 2ª Companhia do 7° Batalhão de Polícia Militar (BPM) se reuniram com a Secretaria de Educação para discussão e planejamento da implantação da Operação Ronda Escolar.
Além das rondas que devem acontecer diariamente, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) também irá realizar palestras educativas, nas escolas da sede, distritos e demais comunidades do município. De acordo com a Secretaria de Educação de Nova Russas, a ação é muito importante para garantir mais tranquilidade e segurança à população.
O Tenente Miranda da Polícia Militar faz um alerta sobre falsas ameaças. “A intenção é criar esse pânico. Alguns alunos até com a intenção de não ir para escola criam essas histórias para não ter aula”. Ele ressalta que estão fazendo um trabalho de rede de suporte com todas as forças de segurança do município e também com a educação para que a escola possa ser um local seguro. O Tenente faz ainda, um pedido aos pais façam a sua parte. “Caso saibam de alguma brincadeira de mal gosto. Observem os livros os cadernos, observem a mochila e não deixem que o seu filho leve objetos pontiagudos para escola”, ressalta.
Nota Oficial Estado do Ceará
Em Nota Oficial, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), afirmou que informações relacionadas a ataques às escolas nas mídias sociais têm sido monitoradas pela inteligência da Polícia Civil do do Ceará (PCCE).
A secretaria informou também, que a Polícia Militar do Ceará (PMCE) realiza paradas de viaturas em pontos bases na frente de escolas públicas e privadas, bem como ações desenvolvidas pelo Policiamento Ostensivo Geral (POG) e pelo Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), que vem promovem a aproximação da polícia e da direção das escolas com o objeto e evitar ocorrências relacionadas a supostas ameaças.
Fake News
A SSPDS-CE ressalta a importância das pessoas confirmarem qualquer informação que recebam antes de divulgarem nas redes sociais. Sobre os perigos da divulgação de fake news, a pasta frisa ainda que provocar alarma, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto é crime, com pena de quinze dias a seis meses, ou multa (Artigo 41, do Decreto-Lei 3.688/1941).