Há muito a fazer no Esporte e Cultura: Após, a saída de Alexandre Mourão, pasta da Juventude, Cultura e Desporto continua sem Secretário.
A autarquia do município de Ararendá-CE, agrega sob sua responsabilidade, um importante trabalho para a juventude nas áreas da Cultura e Esporte.
Desde a saída do ex-vereador e secretário Alexandre Mourão, a pasta continua sem um secretário ou secretária, sendo apenas dirigida pelos coordenadores Clérdir Portela e Elves Rodrigues.
Há muito trabalho, e um grande desafio pela frente:
Na área da Cultura são poucas as ações desenvolvidas pela respectiva pasta. Enquanto no Desporto, a única modalidade esportiva realizada pela autarquia nos últimos anos, é o futebol de salão; (Torneio do Trabalhador e campeonato alusivo ao dia da emancipação política da cidade).
O maior desafio para o novo, ou nova secretária da pasta, será articular junto ao atual prefeito Alexandre Félix, a realização de um campeonato municipal fixo na sede. Porém, essa é a principal cobrança e reivindicação de torcedores, e donos de equipes do município.
Historicamente, desde que o município de Ararendá foi emancipado, que a prefeitura através da secretaria investe pouco nessa área.
A história mostra até o momento, que:
Na gestão do ex-prefeito Vicente Mourão Carlos, devido aos poucos recursos a bola começou a rolar devagar. Na área cultural, apoio as festas religiosas com destaque para o padroeiro da cidade, São Vicente de Paulo e seguimentos evangélicos;
Já na gestão do ex-prefeito Antônio Pereira de Sena, a bola rolou com mais velocidade (campeonato municipal na sede e Distrito de Lagoa de Santo Antônio), e apoio as festas religiosas do município;
Enquanto na gestão da ex-prefeita Tânia Paiva Nibon Mourão, a bola continuou a rolar, mas com um olhar especial voltado para Cultura, (Os grandes festivais de quadrilhas em praça pública na sede, Distrito de Lagoa de Santo, localidades e escolas do município, também teatros de rua na praça e outros), também com apoio às festas religiosas.
Na gestão dos ex-prefeitos Zé Adriano e Chaguinha Hora, como diz o quadro esportivo do “Fantástico” foi bola mucha no esporte. Mas, com destaque para as primeiras bandas de renome a vir se apresentar em praça pública na festa cultural de emancipação política da cidade, (Forró do Muído, as coleguinhas, Simone e Simária). Até, então uma das maiores festas de público que, já acontecera em praça pública da cidade;
Já na gestão do ex-prefeito Aristeu Alves Eduardo, a bola voltou a rolar em seu primeiro mandato com força total, campeonato municipal na sede e apoio aos campeonatos nas localidades do município.
Na área cultural, aqui já foi desaparecendo os festivais de quadrilhas em praça pública, apenas realizados pelas escolas. Mantido o apoio às festas culturais religiosas, com realização de festas públicas com grandes bandas (Julho e Dezembro);
No segundo mandato a realização do campeonato de futebol na sede fui desaparecendo. A prefeitura perde o protagonismo na realização direta das competições, entrando apenas como apoio, e em alguns casos patrocinador de competições particulares dentro do município. Porém, com o mesmo apoio às festas religiosas e em praça pública.
Por fim, há quase dois anos de gestão do atual prefeito Alexandre Félix Dutra, é compreensível que a bola ainda não tenha rolado na sede do município, e a Cultura desapareceu, talvez por causa da pandemia?
Essa crônica se refere apenas à área do “ESPORTE e CULTURA”, com execução direta do município.
Por: ES NEWS – Elizeu Silva.