Árvore centenária traz recordações de ancestrais do município de Ararendá-CE:
Esta árvore também típica da Caatinga Nordestina, o Pau D’arco como é conhecido no Ceará, traz boas recordações e nostalgia à famílias do município de Ararendá-CE.
A árvore encontra-se, a margem da estrada que, liga a localidade de Fazenda Nova à Siriema, próximo a Grota da Rapadura, lugar onde muitas famílias conviveram alí, inclusive a família “Rodrigues”, liderada pelo patriarca João Rodrigues da Silva.
Segundo o Professor Historiador do município de Ararendá, Flávio Rodrigues, que é bisneto de João Rodrigues. Conforme seus estudos e pesquisas, a árvore tem mais de 100 anos, e permanece intácta porque foi conservada pelo seu ancestral. Todos os netos chamavam a árvore de, o “Pau D’arco do Padrinho”.
Conforme o Professor Flávio Rodrigues, a árvore é a única coisa de seu bisavô que, ainda lhe resta de recordação e também um Pé de Tamarindo. O Pau D’arco está quase se demolindo, pois já caiu uma boa parte, enquanto o Pé de Tamarindo vive sob o comando de outras pessoas.
O Professor Flávio Rodrigues, disse: “Esse Pau D’arco, trouxe-me recordações de tudo de bom que, já passou naquele trecho de terra da Fazenda Nova, de muitas Histórias lá contadas por meus avós e meus pais. E tudo já se foi, são coisas que o tempo levou. Para muitos este texto pode ser uma besteira, mas é porque sou do tempo dos valores preservados”.
Por: ES NEWS – Elizeu Silva Notícia.