Bombeiros Civis e Brigadistas Florestais de Novo Oriente-CE resgatam cobra cascavel de residência
Nesta sexta-feira (24), o Grupamento de Bombeiros Civis e Brigadistas Florestais de Novo Oriente, interior do Ceará foi acionado pela GCM para realizar o resgate de uma cascavel, na localidade de Nazaré. O animal foi resgatada e solto o mais longe possível das casas onde não possa causar algum acidente.
Os Bombeiros Civis e Brigadistas Florestais orientam que não tente capturar esse tipo de animal sem os devidos conhecimento, o ideal é entrar em contato com pessoas capacitadas. Pois ela é extremamente venenosa. A cobra cascavel é temida em todos lugares em que se encontra. Uma das características que faz essa cobra ser facilmente identificada é que a cascavel possui na ponta de sua cauda vários anéis que formam um guizo (que se parece um chocalho).
As cascavéis não são agressivas e não atacam humanos se não forem provocadas; na verdade, elas são bastante tímidas, segundo a Britannica. No entanto, elas possuem um veneno bastante tóxico e podem ser muito perigosas se incomodadas ou manuseadas. Porque ao se sentirem ameaçadas, elas atacam e picam.
O tipo de veneno da cascavel atinge os músculos e o sistema nervoso. A picada pode causar uma sensação de formigamento, geralmente sem lesão ou inchaço muito evidente. Entre as principais reações, a pessoa pode ter dificuldade de manter os olhos abertos, visão turva ou dupla, dificuldade de fala, dores musculares generalizadas, vômitos, sonolência e urina escura. A picada de uma cascavel é muito dolorosa, e se a cobra tiver mais de 1 metro de comprimento essa mordida pode ser fatal – caso a vítima não receba atendimento médico o mais rápido possível, de acordo com o Instituto Butantan.
Os Bombeiros Civis e Brigadistas Florestais agradecem o apoio da Guarda Civil Municipal em especial ao Sub Insp.Gomes e ao GCM Miranda, bem como a confiança da população no trabalho de seus agentes.