A busca para encontrar um doador compatível continua: Veja os critérios para ajudar Maria Valentina

Os pais da criança, Maria Valentina, explicam sobre a situação de sua filha, e fazem um apelo para encontrar um doador compatível.

Primeiramente, existem alguns critérios que uma pessoa precisa atender para se tornar doador: Ter o sangue O+, não estar acima do peso, possuir boa saúde, ter menos de 45 anos e, o mais importante, ter a anatomia necessária do fígado para a realização do transplante. Sobre este último, será necessário passar por uma ressonância para verificar se não há risco na cirurgia. Jamais a cirurgia será feita se houver algum risco ao doador.

Camila Gomes Alves, mãe de Maria Valentina, foi descartada por conta do tipo sanguíneo não compatível. O pai, também foi descartado por conta da idade e do peso. Um dos irmãos da criança, também foi descartado por possuir um ducto biliar muito próximo ao lobo direito do fígado. Pois a cirurgia consiste em retirar uma parte do lobo esquerdo e deixar o direito, sendo uma cirurgia de alto risco para ele.

A cirurgia só pode ser feita em São Paulo, devido a Maria Valentina ter apenas 6 meses de vida. O doador que se disponibilizar terá que viajar a SP. No entanto, não terá que arcar com nenhum custo, desde passagem de ida/volta, estadia, comida e transporte. Também não ficará internado um dia sequer antes da confirmação da cirurgia, podendo seguir a vida normalmente lá em SP.

Caso apareça algum herói na história da Maria, saiba que mesmo indo a São Paulo e fazendo todos os exames, não há garantia de que a cirurgia seja feita. Como é informado no hospital, 9 em cada 10 pacientes são descartados pelo mesmo motivo do meu filho. Como disse, jamais a cirurgia será feita se houver um grande risco à vida do doador.

Estes são os exames feitos no hospital:

Exame de sangue, exame de urina, exame de fezes, oximetria de pulso, avaliação odontológica, raio X do tórax, raio X da mandíbula, eletrocardiograma, tomografia, ressonância.

São exames simples e indolores, que serão feitos dentro de 2 semanas após a chegada em SP.

Desde já, a família agradece profundamente a todos que divulgarem e rogam muito a Deus para que toque no coração de alguém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *