Jovem do interior do Piauí é aprovada em 1° lugar para Doutorado na FIOCRUZ
A jovem Ramila de Alencar Sousa, 26 anos, natural da localidade São Bento, localizada a 22 km do município de Pio IX, recebeu uma notícia que encheu a todos de orgulho. A estudante foi aprovada em 1° lugar para o Doutorado de Epidemiologia na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), uma renomada instituição de pesquisa e ensino localizada no Rio de Janeiro.
“É indescritível o que estou sentindo neste momento, mas ao mesmo tempo o sentimento é de gratidão. Não cheguei ainda onde eu quero, mas tenho a sensação de dever cumprido, por conseguir alcançar uma das minha maiores metas. É um sonho de uma vida toda, sempre sonhei alto e acreditei, saí do interior e isso é muito valioso tanto para mim, que me esforcei muito, quanto para o pessoal da minha cidade, um povo muito talentoso, que pode ver através da minha história que podem sim ser capazes de chegar onde quiserem,” enfatiza.
A caminhada não é facil, principalmente para quem precisa migrar de uma cidade para outra, assim como enfatiza a estudante.
“Eu sou filha única, sempre tive apoio da minha família. Perdi meu pai muito nova, minha mãe passou muitas dificuldades para me criar e por isso sempre me incentivou a estudar para conseguir uma vida melhor, esse apoio da minha mãe, família e amigos foram primordial para chegar até aqui, destaca”.
A bolsa de estudos para o Doutorado na FIOCRUZ é altamente concorrida e exige um processo seletivo rigoroso. Portanto, ser aprovada em 1° lugar é motivo de grande comemoração e reconhecimento dos esforços e talentos da jovem.
A conquista da jovem de Pio IX é exemplo de dedicação e superação, mostrando que é possível alcançar grandes realizações mesmo vindo de uma família pobre e de um município do interior do Nordeste brasileiro. Seu sucesso também inspira outros jovens de sua cidade e região a sonharem alto e buscarem oportunidades de estudo e pesquisa.
Fonte: 180 graus