Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência é realizada em Nova Russas-CE

Imagens – Taian Silva

Encerra-se nesta Quarta-feira (08.02) em Nova Russas, a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que teve início no último dia 1º de fevereiro de 2023 no município, com diversas ações intersetoriais promovidas pelas secretarias do Trabalho e Assistência Social, Cultura, Educação e Saúde.

Propagar informações sobre medidas educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência é o objetivo maior desta semana realizada com Selo Unicef pela Prefeitura Municipal e apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca).

“Fizemos um cronograma de ações voltadas para essa semana, onde nós tivemos nas escolas realizando rodas de conversas juntamente com uma equipe intersetorial”, informou à imprensa local, a Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, Fernanda Oliveira, afirmando ainda: “Então, foi um momento muito rico”.

Imagens – Taian Silva

A Gravidez Precoce

A gravidez nessa época da vida é considerada de risco principalmente para as mães que têm menos de 15 anos. Estudos revelam que essas adolescentes são mais propensas a depressão pós-parto, ao isolamento familiar, abandono escolar e problemas na relação com o vínculo mãe/bebê.

É por motivos como esses que a campanha intersetorial faz questão de alertar: “Gravidez na Adolescência, Agora não é o Momento”! Ela pode trazer riscos para a saúde da adolescente quanto para o bebê, incluindo complicações durante a gestação e parto, maior propensão a problemas de saúde a longo prazo e dificuldades financeiras e emocionais.

Não é fácil ser adolescente e estar grávida. As mudanças tanto emocionais quanto físicas vêm acompanhadas de questões de ordem psicossocial e, também, de falta de apoio, as quais podem tornar a gravidez uma experiência traumática, um problema emocional e de saúde.

Além de interromper planos, sonhos e estudos, a gravidez precoce pode ter impactos significativos na vida dos jovens, como dificultar a conclusão da escola e impedir a realização de metas profissionais e pessoais a longo prazo. Está certa a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência em Nova Russas quando diz: “esse não é o momento”.

Imagens – Taian Silva

Possíveis consequências de uma gravidez precoce indesejada

*Baixa escolaridade e evasão escolar;
*Gravidez de risco: muitas vezes o corpo da adolescente não está preparado para a gestação;
*Afastamento dos amigos;
*Incompreensão dos familiares;
*Aborto;
*Prostituição;
*Ser mãe/menina solteira;
*Casamento por conveniência;
*Maior possibilidade de colocação da criança em família externa/adoção;
*Abandono do lar;
*Ciclo vicioso da pobreza e extrema pobreza;
*Falta de orientação e acesso a métodos contraceptivos;
*Violência sexual
*Problemas de saúde psicológicos

Contatos para denúncias, informações e esclarecimentos:

CREAS: (88) 9 9664.0793
CRAS: (88) 9 9494.9855
Conselho Tutelar: (88) 9 8162.0794
Cadastro Único: 3672.1324
Casa Lar: (88) 9 8163.1685
Setas: 3672.0312

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *