Operação “SEDENTOS”: GECOC e Procap realizam forte operação no SAAE de Ipueiras-CE
Uma forte operação da Polícia Civil e da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap) foi desencadeada hoje (31/01), pela manhã, no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Ipueiras (SAAE).
Segundo informações preliminares foram cumpridos mandados de busca e apreensão e um funcionário foi detido e diversos documentos do SAAE foram apreendidos pela polícia.
A operação denominada de “SEDENTOS”, investiga suspeitos de crimes de fraude em licitações, corrupção e associação criminosa em contratações feitas pelo Serviço de Água e Esgoto de Ipueiras.
A operação também aconteceu nas cidades de Caucaia e Fortaleza, contra uma empresa fornecedora de motores e bombas. Um empresário e servidores da respectiva empresa foram presos temporariamente.
Segundo o Promotor de Justiça e Coordenador do GECOC – Grupo Especial de Combate à Corrupção, Flávio Bezerra, a empresa investigada já recebeu mais de R$ 1 milhão e 20 mil do município, com indícios de que suas contratações teriam sido direcionadas através do pagamento sistemático de propina.
A Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública – PROCAP é órgão de execução delegada das atividades de prevenção e repressão dos crimes contra a administração pública e outros que lhe sejam conexos, originariamente conferidas ao Procurador-Geral de Justiça. Entende-se como crime contra a administração pública aquele como tal capitulado no Código Penal, no Decreto-Lei n.º 201/67 e outros previstos na legislação penal extravagante, inclusive quando cometidos em contexto de criminalidade organizada.