Ararendá-CE, 32 anos após a sua “SEGUNDA” emancipação política: Sua Etimologia, História e Geografia
Ararendá é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na microrregião dos Sertões de Crateús, mesorregião dos Sertões Cearenses.
Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 10.983 habitantes.
A Etimologia (origem do nome Ararendá):
O topônimo Ararendá ou Ararena vem do tupi-guarani arara (papagaio), (lugar, pouso) e significa lugar das araras ou donde se obtém pouso dos papagaios ou das araras.
A aldeia dos índios Tabajara chamava-se Ararena, porém o capuchinho francês Claude d’Abbeville grafou Ararendá em sua obra “Historie de la mission des pères capucins en l’isle de Maragnan et terres circonvoisines” (1614), em português: “História da missão dos padres capuchinhos na ilha de Maranhão e terras circunvizinhas”. Sua denominação original era Canabrava ou Canabrava dos Mourões e, desde 1943, Ararendá.
História de Ararendá-CE:
As terras ao sopé da Serra de Ibiapaba eram habitadas por diversa etnias, entres elas os Tabajara, Tupinambá, Caratiú. Ararendá origina-se da aldeia Ararena dos índios Tabajara, aldeia que o capuchinho francês Claude de Abbeville grafou Ararendá.
Com a expansão da pecuária e a doação de terras via sesmarias, na região chegaram famílias oriundas de Pernambuco, que criaram fazendas de gados, que consolidaram o núcleo urbano que atualmente chama-se Ararendá. Provavelmente aqui os jesuítas Francisco Pinto e Luis Figueira hospedaram-se durante suas tentativas de °catequizar os índios da serra da ibiapaba no século XVII.
A “primeira” emancipação política de Ararendá em 1963:
Elevado à categoria de município com a denominação de Ararendá, pela lei estadual nº 6525, de 05-09-1963, desmembrado de Nova Russas. Sede no antigo distrito de Ararendá. Constituído do distrito sede.
Famosa por sua feira que movimentava todo o comercio da região aos domingos, só se fortalecia ainda mais com a criação do município.
Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído do distrito sede.
Pelo decreto estadual nº 8339, de 14-12-1965, o município é extinto, sendo seu território anexado ao município de Nova Russas.
Em 1963 havia um grande esforço dos lideres políticos da época para o crescimento da recém cidade criada. Devido ao Golpe Militar de 64, o que já era difícil se tornou mais complicado.
Lei da “Segunda” e definitiva emancipação política de Ararendá-CE:
No dia, 26 de Dezembro de 1990 foi publicado no Diário Oficial do Governo do Estado do Ceará, na época como governador interino, Francisco Pinheiro Landim, ordena a promulgação da LEI N° 11.771, DE 21 DE DEZEMBRO DE 1990, que cria o município de Ararendá-CE, emancipado-se de Nova Russas, bem como seus limites territoriais.
O clima da cidade de Ararendá-CE:
Tropical quente semiárido com pluviometria média de 697mm, com chuvas concentradas de janeiro a abril.
Hidrografia e recursos hídricos de Ararendá-CE:
As principais fontes de águas de Ararendá fazem parte da Bacia do rio Poti, sendo os sues principais afluentes o rio Diamante e os riachos: da Barriguda, Cana Brava, Itauru e Olho D´água. Ainda existem açudes de pequeno porte como os: Alto Grande, Carapinima, Itauru, João Perira, São Joaquim, Siriema e Violete.
Relevo e solos de Ararendá-CE:
As principais elevações são a serra do Cedro, os morros do Tombador, do Benfica e Balixto, o serrote da Lagoa e do Moleque.
Vegetação de Ararendá-CE:
Composta por caatinga arbustiva aberta e floresta caducifólia espinhosa.
Fonte: Internet/Google