Vereadora Rachel Eduardo (PT) é reeleita Presidenta da Câmara Municipal de Ararendá-CE, com voto de vereador de oposição
Na noite desta Quarta-feira (30) de Novembro de 2022, aconteceu a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ararendá-CE, que teve como principal pauta, a votação da mesa diretora para o biênio 2023/2024.
A casa Legislativa Municipal é composta por 9 vereadores(a), que foram eleitos em 2020, sendo 7 deles da base do Prefeito Alexandre Félix (PT), e 2 de oposição.
Quando em 2020 tomaram posse, foi eleita a seguinte composição da mesa diretora para o biênio 2021/2022: Presidenta Rachel Eduardo (PT), Vice-presidente Carlos Alexandre (PT), 1° Secretário Guilherme Mourão (PT) e 2° Secretário Sales André (PT).
Lembrando que no dia 19 de Outubro de 2022, a Câmara Municipal de Ararendá-CE, aprovou por 7 votos a 2, mudanças no regimento interno. Dentre elas, a reeleição para o Presidente(a) da Câmara dentro da mesma legislatura que, antes não era permitido pelo regimento interno, e também o voto aberto dos vereadores na escolha da mesa diretora.
Na ocasião da votação para mudança do regimento interno, os 7 vereadores da base do Prefeito Alexandre Félix votaram sim, e os 2 vereadores de oposição, Vicente Bezerra (PDT) e Clesivan Targino (PSD) votaram contra. O que não aconteceu nessa votação, onde o vereador de oposição Vicente Bezerra, votou a favor da chapa e apenas o vereador Clesivan Targino, votou contra.
No dia 24 de Novembro de 2022 foi protocolado na Câmara Municipal, chapa única sem concorrência à mesa diretora.
No dia 30 de Novembro de 2022, foi aprovado por 8 votos a 1, a mesa diretora para o biênio 2023/2024, que tem como Presidenta Rachel Silva Bernardino Eduardo (PT), Vice-Presidenta Luzerlani Rodrigues de Sousa (PT), Primeiro Secretário Guilherme Rezendes Mourão (PT) e Segundo Secretário Francisco Sales Alves de Araújo.
Saiba como proferiu abertamente o voto cada vereador(a), onde tinham as opções de votarem: (SIM), (NÃO) ou (ABSTENÇÃO):
- Vereador Clesivan Targino (PSD) votou não;
- Vereador Vicente Bezerra (PDT) votou sim;
- Vereadora Rachel Eduardo (PT) votou sim;
- Vereadora Luzerlani Rodrigues (PT) votou sim;
- Vereador Guilherme Mourão (PT) votou sim;
- Vereador Carlos Alexandre (PT) votou sim;
- Vereador Agnaldo Costa (PT) votou sim;
- Vereador Cabelouro (PT) votou sim;
- Vereador Sales André (PT) votou sim.
Detalhes:
Foi a primeira vez depois da pandemia da COVID-19, e por causa de reformas em seu prédio, que a Câmara Municipal de Ararendá-CE, realizou uma Sessão presidencial. Até então as Sessões vinham acontecendo de forma remota.
Além do público também estiveram presentes, o atual Prefeito Alexandre Félix e o ex-prefeito Aristeu Alves Eduardo.
Por: Redação ES NEWS