Faixa poderá ser repassada pelo Vice-Presidente Amilton Mourão: Após derrota nas urnas no último Domingo (30), Presidente Bolsonaro ainda não fez pronunciamento e ligação reconhecendo vitória de Lula.
A vitória de Lula foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando havia 98% das urnas apuradas, às 19h57. Àquela altura, ele tinha 50,83% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado por Bolsonaro, que contabilizava 49,17%. Finalizada apuração total dos votos o resultado foi: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 50,90% (60.345.999 votos), Jair Messias Bolsonaro (PL) obteve 49,10% (58.206.354 votos).
Essa é a menor diferença percentual a favor do ganhador desde que as eleições livres foram retomadas, em 1989. Com uma diferença absoluta de 2.139.645 votos.
Desde o momento que o TSE aclamou o resultado oficial da eleição de Lula, e até a publicação dessa matéria, o Presidente Bolsonaro não ligou para Lula reconhecendo sua vitória, e também não fez nenhum pronunciamento em suas redes sociais e TV. A base e aliados do Presidente Bolsonaro, o aconselham que reconheça o resultado das urnas.
É importante ressaltar que, a partir do dia 1° de Novembro, conforme a legislação deve ser criado um governo de transição para, mostrar a situação real dos números, como o atual presidente entrega o país ao seu sucessor.
A posse de Lula, ocorrerá no dia 1° de Janeiro de 2023. Ao que tudo indica, a faixa presidencial poderá ser repassada à Lula, pelo atual Vice-Presidente e Senador eleito Amilton Mourão.