18Tão de Julho em Ararendá-CE, 2022: Trabalho e diversão para uns, frustração e decepção para outros.
O tradicional dia, 18 de Julho, data que marca o último dia dos festejos da cidade de Ararendá-CE, foi regado de trabalho e diversão para uns, bem como decepção e frustração para outros.
O evento faz parte da fomentação da Cultura do município, que é promovido com recursos públicos administrados pela Prefeitura da cidade.
No início do mês de Julho de 2022 a Prefeitura anunciou em sua página oficial as seguintes atrações para o “18Tão de Julho”: Jonas Esticado, Tony Kornel, Dayara Marinho, Forró de Gente Grande, Forró de Xote e Forró Superid.
A festa começou depois das 22h com Jonas Esticado, seguido de Forró Superid, Tony Kornel e Dayara Marinho.
As bandas Forró de Xote e Forró de Gente Grande não se apresentam, o que causou uma grande decepção e frustração aos proprietários das respectivas bandas e seus fãs.
Após o “18Tão de Julho”, o músico e proprietário da Banda Forró de Xote, Neném Batera publicou a seguinte nota em suas redes sociais:
O que gerou muitos comentários de apoio a banda, e críticas aos organizadores da festa.
Após os comentários sobre o “18Tão de Julho”, o organizador Kabeça Produções publicou em suas redes sociais:
ES NEWS – FATO/OPINIÃO:
Os adolescentes de hoje podem até não saber, mas é do conhecimento empírico daqueles que hoje têm mais de 40 anos de vida, que os festejos dançantes da cidade de Ararendá-CE, sempre foram 16, 17 e 18 de Julho, porém quase sempre realizados em clubes privados.
Com o passar dos anos, com melhoramento do erário e verbas públicas, o poder público começou a fomentar a Cultura através da realização das festas em praça pública, promovendo lazer e diversão para o público por meio das bandas contratadas.
Em detrimento econômico, os dias 16 e 17 de Julho foram aglutinados, restando apenas o “18Tão de Julho” em praça pública.
Quando houver um bom planejamento de festas em praça pública para os três dias; 16, 17 e 18 os artistas locais terão mais tempo e valorização, podendo ser intercalados com artistas de renomes. O que trará um maior aquecimento cultural e econômico para a cidade.