Pesquisa mostra empate tecnico na disputa à presidência e vitória de Bolsonaro em cenário espontâneo:
Com dados colhidos entre os dias 30 de Março e 5 de abril, o Instituto GERP divulgou, nesta Quinta-feira (7), uma pesquisa eleitoral para a disputa à presidência da República em que o presidente Jair Bolsonaro e Lula aparecem com empate técnico.
Na pesquisa estimulada, quando os nomes são apresentados ao eleitor, o petista tem 37% das intenções de voto, contra 35% de Bolsonaro.
Na sequência, estão Sérgio Moro, com 6%, Ciro Gomes com 5%, André Janones com 2% e, João Doria Jr. com o constrangedor 1% do eleitorado.
A margem de erro é de 2,18 pontos percentuais para mais ou para menos, o que poderia, olhem só, alterar o resultado final, colocando Bolsonaro com até 39,18% das intenções, contra 34,82% do ex-condenado.
Mas o resultado é ainda mais positivo para o chefe do executivo federal quando das pesquisas espontâneas, quando o eleitor aponta seu candidato sem a apresentação de uma lista com nomes.
Nesta, Bolsonaro esta na frente, com 26% das intenções de votos. Lula tem 24%; Sergio Moro, 1%; Ciro Gomes, 1%; e o governador ‘calça apertada’ João Doria, 0%.
Na comparação com a pesquisa apresentada pelo GERP em março, Lula caiu 1%, enquanto Bolsonaro subiu 4%.
O nome de Moro estava na lista, pois ainda não havia sido comunicada a desistência do ex-ministro na disputa. Vale lembrar que, em teoria, as intenções de votos destinadas a ele, tendem a migrar para Bolsonaro, ampliando a diferença na margem de votos favoráveis.
A pesquisa GERP entrevistou 2.095 eleitores, maiores de 16 anos, em 148 municípios das cinco regiões do país, entre 30 de março e 5 de abril deste ano. A margem de confiança É de 95,55%.
O registro no Tribunal Superior Eleitoral está sob o número 02346/2022.