Presidente Jair Bolsonaro inaugurou, na manhã desta Quinta-feira (21), no Estado da Paraíba, última etapa da obra de Integração do Rio São Francisco:
O Presidente Jair Bolsonaro participou da Cerimônia de inauguração da obra do trecho final do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em São José de Piranhas (PB). O evento integra a Jornada das Águas, iniciativa do Governo Federal para recuperar e ampliar a oferta de recursos hídricos para a população.
Verdejante – PE / Penaforte – CE. Após 12 anos de uma obra que passou por quatro presidentes, diversas construtoras e muitas polêmicas, as águas da Transposição do Rio São Francisco chegaram ao Ceará pelo município de Penaforte, localizado no sul do Estado, a aproximadamente 550 Km de Fortaleza.
A inauguração da obra foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro, que acionou a liberação das águas da Barragem de Milagres, em Verdejante (PE). Depois testemunhou, em Penaforte (CE), a chegada ao Reservatório Jati, após passar pelo Túnel Milagres (na fronteira dos dois estados).
Foi sua primeira visita ao Ceará desde que foi eleito presidente da República. Na ocasião, nenhum governador, prefeito ou senador do Nordeste compareceu. Fizeram parte da comitiva o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; a ministra da Agricultura, Tereza Cristina; e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, além do deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente.
A ideia da transposição de águas do Velho Chico como forma de solucionar a escassez hídrica causada pelas secas existe desde o Segundo Império, ainda no Século XIX. Mas a obra em si foi iniciada em 2007. Inicialmente, eram cinco anos previstos para a construção de 477 Km em dois grandes canais – Eixo Leste e Eixo Norte – para abastecer açudes e rios intermitentes (que desaparecem nos períodos de seca), não apenas no Ceará, mas em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O ministro Rogério Marinho reforçou que a entrega das águas é um marco para todo o Nordeste. “Além de garantir água a milhões de pessoas, o Eixo Norte impulsionará o desenvolvimento econômico na região que sempre enfrentou muita escassez hídrica”, ressaltou. Agricultor familiar no município de Jati (CE), Francisco José dos Santos, 43, será um dos beneficiados com a chegada das águas ao Ceará. Isso porque no Projeto está contemplada a entrega de sistemas de abastecimento para famílias em áreas rurais. Ele conta o que já passou por causa da falta de água na região: “Já sofri muito com esse negócio de colocar água em carga. Não quero sofrer mais. Você chega cansado de um serviço e ainda vai em um jumento buscar água, é muito ruim”.