Mamãe Saruê é resgatada pelos Bombeiros Civis da cidade de Poranga-CE, e para surpresa de todos! O animal estava amamentando seus filhotes.
Na tarde desta Quinta-feira (11), os Bombeiros Civis da cidade de Poranga-CE, foram chamados por populares para fazer o resgate de um animal silvestre encontrado em uma residência. Quando a composição chegou no local, identificou que se tratava de um Saruê, como é conhecido em alguns estados do Brasil, no Ceará, o animal é conhecido pelo nome de cassaco. O animal também é muito semelhante ao ganbá de orelha-branca, e ao ganbá de orelha-preta.
Para surpresa de todos, quando os Bombeiros observaram, identificaram que era uma fêmea, e que a mamãe Saruê estava amamentando 6 filhotes.
Prontamente os Bombeiros Civis capturaram os animais, e os soltaram em um local mais adequado para a sobrevivência dos mesmos.
Conversando com Brigadista Jaeger Pinho, que também é Professor de Biologia, o mesmo falou para nossa reportagem, que o Saruê é um animal mamífero, típico da caatinga nordestina. Com o crescimento das áreas urbanas, o ser humano vem tomando o habitat natural de muitos animais, e muitos deles inclusive o Saruê passou a estabelecer sua moradia próximo da população humana.
Permita-me, um trocadilho: “Caatinga” é um tipo de vegetação do Nordeste, “catinga” no Ceará é referente a algo que não cheira bem, algo que fede. O Saruê ou Cassaco, que é semelhante ao Ganbá é um animal cuja suas glândulas exalam um odor forte para afastar o seu predador. Exalam uma “Caatinga”, opa! Desculpe-me, o trocadilho, exalam uma catinga.