Governador do Estado do Ceará Camilo Santana, anunciou novas medidas de enfrentamento a COVID-19:
Na última terça-feira (02), o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, reuniu-se, com o comitê de Saúde para deliberar sobre os decretos estaduais, e as novas medidas de enfrentamento ao coronavírus, diante da gravidade da situação por conta do aumento considerável de casos.
Após, a reunião ficou deliberado as seguintes medidas:
1- Renovação do decreto de calamidade pública no Ceará por mais seis meses;
2- De 3 a 17 de fevereiro, as atividades econômicas em Fortaleza observarão as seguintes medidas:
- De segunda a domingo, das 20h às 6h do dia seguinte, fica suspenso o funcionamento de quaisquer atividades do comércio ou serviços não essenciais. Essas atividades poderão atender, nesse período, através de delivery. E podem funcionar normalmente, após às 20h, as farmácias, supermercados, serviços de saúde e outros serviços essenciais;
- Sábados e domingos o atendimento presencial em restaurantes, barracas e demais estabelecimentos para alimentação fora do lar somente poderão funcionar para almoço, até 15h. Podendo atender por delivery a partir desse horário;
O governador disse que, sua equipe segue discutindo o protocolo específico para o período do Carnaval com mais medidas. Também falou que, compreende os transtornos causados a alguns setores, mas o objetivo único dessas medidas é evitar o que vem ocorrendo em outros estados, como o colapso do sistema de saúde e o aumento descontrolado de casos e óbitos.
Além disso, está encaminhando à Anac e Anvisa ofícios solicitando controle sanitário nos aeroportos cearenses para evitar a disseminação da nova variante do vírus.
O feche de Estado, ainda afirmou que tem reforçado diariamente, junto ao Ministério da Saúde, a necessidade da liberação imediata de mais vacinas para que possamos imunizar os cearenses o mais rápido possível.