32 anos de Constituição Brasileira: A carta magna cidadã que, tem como precursor; Ulysses Silveira Guimarães.

Ulysses Silveira Guimarães, o protagonista da constituinte de 1988

No dia 5 de Outubro de 2020, a Constituição do Brasil completou 32 anos da sua promulgação. Essa conquista teve como precursor, Ulysses Silveira Guimarães, político e advogado brasileiro, um dos principais opositores do período militar. Foi o presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988, que inaugurou a nova ordem democrática, após 21 anos sob o Regime Militar.

Ulysses Guimarães, foi presidente da Câmara Federal em duas ocasiões distintas e também candidato à presidência da República na eleiçãode 1989. Inicialmente, apoiou o golpe de 1964, contra o presidente eleito João Goulart, mas logo passou à oposição e passou a lutar pela volta da democracia.

Com a instauração do bipardidarismos (1965), filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em 1966, do qual seria vice-presidente e, depois, presidente. À frente do partido, participou de todas as campanhas pelo retorno do país à democracia, inclusive a luta pela anistia ampla geral e irrestrita. Com o fim do bipartidarismo (1979), o MDB converteu-se em Partido do Movimento DemocráticoBrasileiro (PMDB), do qual seria presidente nacional.

Ao lado de Tancredo Neves, Orestes Quércia, Leonel Brizola, Mário Covas, Fernando Henrique Cardoso, Luis Inácio Lula da Silva e Franco Montoro Ulysses liderou novas campanhas pela redemocratização, como a das eleições diretas, popularmente conhecidas pelo slogan “Diretas Já”. O movimento foi às ruas do país, ganhou o apoio da massa popular, e no dia, 5 de Outubro de 1988 a Constituição foi promulgada.

Ulysses morreu em um acidente aéreo de helicóptero no litoral de Angra dos Reis, sul do estado do Rio de Janeiro, e seu corpo nunca foi encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *